Instruções para uso e conservação das lentes de contato
Preparando-se para utilizar as lentes
- Lave bem as mãos com água e sabão neutro; em seguida, seque-as com uma toalha que não solte pelos.
- Retire a lente a ser utilizada do blister (nova) ou do estojo contendo o produto adequado.
- Use um protetor de ralos de pia para evitar a perda das lentes em caso de queda acidental.
Colocando a Lente de Contato
- Utilize a ponta dos dedos para afastar as pálpebras de forma a deixar o maior espaço possível para a inserção da lente.
- Aproxime lentamente a lente do centro do olho até que ela se acomode corretamente.
- Pisque os olhos de forma lenta, fazendo movimentos suaves para que a lente se acomode mais rapidamente.
- Obs.: Neste momento, jogue fora a solução de conservação que estava no estojo e deixe-o secar.
- Agora você está pronto para utilizar sua lente pelo tempo indicado durante a consulta.
Removendo a Sua Lente de Contato
- Olhe para cima.
- Com as mãos limpas, use o dedo indicador para deslizar a lente para a parte branca inferior do olho.
- Use os dedos polegar e indicador formando uma pinça para pegar a lente.
- Guarde sua lente dentro do estojo e adicione novamente o produto adequado para o seu tipo de lente.
Dicas e Cuidados
- Tenha o hábito de manusear, inicialmente, a lente do olho direito e, depois, a do olho esquerdo. Criar esse padrão ajuda a diminuir as chances de trocar as lentes entre os olhos (importante para quem tem graus diferentes).
- Lave o estojo semanalmente usando a solução de conservação das lentes. Substitua o estojo a cada três meses, no máximo.
- Nunca use soro fisiológico ou água para conservar as lentes, pois não têm capacidade de limpeza e desinfecção.
Obs.: O soro fisiológico pode ser indicado para enxaguar as lentes antes do uso, conforme orientação do oftalmologista. - Prefira retirar as lentes antes de frequentar saunas e piscinas ou outros ambientes com risco de contaminação. Se não for possível, use óculos de proteção e faça a desinfecção das lentes assim que possível.
- Se for usar maquiagem, coloque a lente primeiro e depois aplique a maquiagem. Na hora de remover, retire primeiro a lente de contato.
-
Caso as lentes não sejam utilizadas em um determinado dia, não é necessário trocar a solução do estojo, podendo ser mantida a mesma solução por até 30 dias. Após esse período (para lentes de troca anual), é necessário um novo ciclo de desinfecção.
Obs.: No dia em que não estiver utilizando as lentes, tente deixar seu estojo em ambiente fresco e fique atento quanto à evaporação do produto de conservação para evitar o ressecamento e danos às suas lentes. -
NÃO UTILIZE AS LENTES em caso de irritação ocular. Caso aconteça, retire as lentes IMEDIATAMENTE e lave os olhos com soro fisiológico gelado. Se não houver melhora dos sintomas, entre em contato para agendar uma consulta o mais rápido possível. Embora pouco frequente, a irritação pode ser um sinal de infecção ocular que deve ser tratada de forma imediata.
-
A receita de óculos não é a mesma que a de lentes de contato, sendo necessário um teste de lentes para saber adequadamente qual é a melhor lente para o seu olho.
-
Todo usuário de lentes de contato deve ter um par de óculos atualizado para ser usado após a retirada das lentes em casa e em situações inesperadas (irritações, conjuntivites, perda da lente, etc.).
-
As lentes de contato para uso estético (coloridas) devem seguir os mesmos cuidados das lentes não coloridas.
-
Siga as prescrições do seu médico, incluindo as instruções sobre o tempo de substituição das lentes e o tempo de uso.
-
Faça acompanhamento regular conforme orientado pelo seu oftalmologista para a correta atualização de suas lentes corretivas e para avaliação da sua saúde ocular (avaliação ocular, medição da pressão ocular, exame do fundo de olho e, especialmente, avaliação da sua córnea, que é a parte do seu olho onde repousa a lente de contato).
Veja também
Catarata e Cirurgia de Catarata